top of page

DEZEMBRO LARANJA – Não espere até sentir na pele!

A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove todos os anos a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele durante todo o ano, não só nos períodos de calor e alta incidência do sol.



A campanha serve para orientar a população a manter hábitos adequados de proteção solar (foto proteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada em caso de dúvidas ou surgimento de manchas ou outros problemas na pele.



Segundo a SBD, a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja de 2022 é: “Não espere até sentir na pele”.


Você sabia que, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o INCA registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos?

Segundo dados do INCA, o tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Mais raro e letal, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.


O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas e manchas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade que surja com o tempo.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca alguns pontos a serem observados, como:

- Pintas pretas ou castanhas que mudam de cor, textura, tornam-se irregulares nas bordas e crescem de tamanho;

- Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

- Nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abominais e de cabeça, por exemplo.


Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir todos os tipos de câncer de pele. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.

E se você quer saber como pode se proteger, a SBD deixa algumas dicas:

  • Use sempre chapéus, bonés, camisetas, óculos escuros e protetores solares.

  • Cubra as áreas expostas com roupas que tenham proteção contra rios solares também nos tecidos.

  • Evite a exposição solar nos períodos de maior incidência (entre 10 e 16 horas).

  • Faça utilização de filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. O mais correto é procurar um protetor que aja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.

  • Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas novas que possam ter aparecido.

  • Mantenha crianças e bebês protegidos do sol. Use filtro solar nas crianças a partir dos seis meses.

  • Vá ao dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.


E não se esqueça: somente um exame clínico feito por um médico especializado pode diagnosticar o câncer da pele! Cuidar da sua pele é tão importante quanto cuidar de qualquer outra parte do seu corpo!


Comments


bottom of page