A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. O termo médico utilizado nesses casos é dispneia. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras, sendo: “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, etc.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia, a falta de ar pode ser muito desconfortável, mas, se não ligada a outras doenças, não causa danos aos seus pulmões. Há muitas razões para as faltas de ar e, por incrível que pareça, algumas delas sequer têm relação com a respiração.
A falta de ar constante pode ser identificada pelos seguintes sinais:
- Dificuldade para puxar o ar;
- Cansaço;
- Tontura e enjoos;
- Tremores;
- Confusão mental;
- Visão embaçada, entre outros.
Mas, afinal, o que provoca falta de ar? A Sociedade Brasileira de Pneumologia aponta algumas causas, sendo elas:
· Baixo nível de oxigênio nas células
Todas as nossas células precisam de oxigênio e problemas nesse transporte fazem com que tenhamos sinais generalizados.
· Fraqueza do músculo cardíaco
O coração é o órgão responsável por bombear o sangue (que carrega oxigênio) por todo o nosso corpo. Quando o músculo está fraco, esse transporte não acontece da forma como deveria, o que prejudica a oxigenação.
· Obstrução do fluxo sanguíneo
Bloqueios no fluxo de sangue (causados por coágulos, trombos ou outros problemas) podem fazer com que o oxigênio não vá até onde deve ir. Além de gerar dores e outros sinais, isso pode causar diversos problemas para respirar.
· Obstrução das vias aéreas
A obstrução das vias aéreas é uma causa aguda de falta de ar. Isso pode acontecer graças a bloqueios em áreas como a garganta, o nariz ou a traqueia.
· Problemas pulmonares em geral
Por fim, qualquer tipo de alteração na região do pulmão pode gerar a falta de ar, seja ela crônica (com duração estendida e, normalmente, sem cura) ou aguda (de surgimento rápido e com sinais bem graves).
Mas também, existem algumas doenças que podem causar a falta de ar, como: anemia, arritmia, asma, bronquite, covid-19 e defeitos estruturais na coluna ou no tórax.
A falta de ar é um sintoma que pode estar relacionado a inúmeras doenças e problemas de saúde. Então, a melhor escolha é buscar apoio de uma boa equipe médica, que poderá diagnosticar a situação e orientar sobre o melhor tratamento para cada caso.
Os cuidados com a sua saúde devem ser frequentes!
Fique atento aos sinais que o seu corpo manda.
Kommentare