O mês de dezembro é o mês de consciência e luta contra a AIDS. E para isso, foi lançada a campanha “Dezembro Vermelho”.
Essa campanha é muito importante por reforça a solidariedade às pessoas infectadas pelo vírus HIV e conscientiza a população sobre os cuidados que devemos ter, e também a sua prevenção. No ano de 2020, 37,7 milhões de pessoas no mundo inteiro estavam vivendo com HIV e 680 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS, segundo dados da UNIAIDS.
Causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV – em inglês), a doença ataca o sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo. O vírus é capaz de alterar o DNA da célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, e isso pode agravar a saúde do indivíduo.
Infelizmente, o preconceito acerca dessa doença ainda é muito acentuado e, por falta de informações adequadas, a população ainda tem muitos tabus e mitos relacionados à transmissão da AIDS.
Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus à outras pessoas das seguintes maneiras:
- Através de relações sexuais desprotegidas com homens ou mulheres;
- Através do compartilhamento de seringas contaminadas;
- Através da transfusão de sangue contaminado;
- Através da mãe infectada para seu filho durante a gravidez e período de amamentação;
- Através de objetos perfurantes usados e não esterilizados.
E quais são as ações que não causam a transmissão do vírus HIV?
- Ato sexual com proteção adequada;
- Beijo no rosto ou na boca;
- Contato com suor e lágrima;
- Aperto de mão ou abraço;
- Compartilhar sabonetes, toalhas e lençóis;
- Compartilhar talheres e copos durante as refeições;
- Compartilhar piscinas, banheiros e chuveiros em locais de uso comum.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, os exames de laboratório e testes rápidos detectam os anticorpos contra o vírus em aproximadamente 30 minutos, e os testes também são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, de forma gratuita, nas unidades de saúde da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A prevenção para evitar a transmissão da doença pode ser feita de diversas maneiras:
> Fazendo o uso de preservativo durante as relações sexuais;
> Utilizando seringas e agulhas descartáveis;
> Utilizando luvas para manipular feridas e líquidos corporais;
> Testando previamente o sangue e hemoderivados para transfusão.
> Para as gestantes é importante fazer uso de antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar a amamentação de seus filhos.
Como surgiu a campanha Dezembro vermelho?
No ano de 1988, o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), criou o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado dia 1º de dezembro, para conscientizar os brasileiros sobre a Aids e o HIV, e debater acerca desse tema tão importante.
Em 2017, o Governo Federal lançou a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à AIDS, campanha conhecida popularmente como Dezembro Vermelho. Sendo a cor vermelha a simbologia da luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.
Com acesso à informação, diagnóstico precoce, acesso aos remédios necessários e quebra de preconceito, conseguimos ajudar os portadores do vírus HIV a terem uma vida longa e melhor.
A Minuto Saúde acredita que juntos, devemos lutar por essa causa tão importante!
Comments